quinta-feira, 23 de agosto de 2007

La Bella Marillia

Estive recentemente na Tunísia "a banhos" e pude jantar neste restaurante em Hammamet, graças ao meu amigo Ricardo que deve ser o português que melhor conhece as zonas turísticas, e não só, da Tunísia.

Fui especialmente bem recebido porque o Ricardo é amigo do dono, mas pude verificar que também as outras pessoas foram sendo bem recebidas.

Rapidamente nos trouxeram duas mesas de apoio, uma com uma travessa enorme com o peixe fresco e outra com uma travessa de lagostas do tamanho do braço do Schwarzenegger.

O problema é que na Tunísia não sabem cozinhar peixe, ou pelo menos, não o sabem temperar... a melhor forma que tenho de explicar é dizer que o peixe fica a saber ao que cheira... é estranho, mas é verdade. Por isso, não recomendo comer peixe na Tunísia, por melhor aspecto e frescura que possa ter.
Optámos por uns "seguros" nacos de carne de vaca com molho de 3 pimentas (basicamente um steak au poivre).

Mas, para entrada, o Ricardo pediu uma travessa de "frutos do mar". Espectacular.

A travessa vem literalmente enfeitada com aqueles arames inflamáveis que se põe nos bolos de aniversário e que vão fazendo faíscas enquanto queimam. Um bocado piroso, mas aceitável para a Tunísia. Depois de recuperarmos do choque "atacámos" a entrada. Diga-se que a travessa é muito, mas muito, generosa.
Mexilhão, camarão, polvo, choco e "calamares". Vale a pena.

Ainda uma nota quanto ao couvert: Cuidado com a pasta vermelha embebida em azeite. É Harissa e queima na boca como nenhum outro picante que eu conheça. Mas vale a pena provar com um pouco de pão e atum. Coragem.

Os Dedos de Fátima, que parecem mini-crepes de restaurante chinês, são imperdíveis.

Mas o melhor da noite foi sem dúvida o vinho. O Domaine Clipea Chardonnay, "Made In" Tunísia, é surpreendentemente bom. Aconselho vivamente a beber quando visitarem a Tunísia e a comprarem no Free Shop do aeroporto (cerca de € 6) para trazer.

Não sei exactamente onde fica o restaurante porque fui de carro, à noite, e não tenho propriamente grandes pontos de referência em Hammamet, mas não é longe da Medina Nova (a dos elefantes) nem da zona de bares e discotecas (vale a pena visitar o Havana e o El Pacha... são bastante animados, uma vez mais surpreendentemente animados, mas a partir das 2 da manhã é proibido vender álcool). Qualquer táxi vos leva lá rapidamente.

Se quiserem ler algo mais sobre a gastronomia da Tunísia, recomendo o seguinte link.

Sem comentários: