
As ditas vêm em dois tamanhos, grande e pequeno, para mim e para a minha cara-metade chega bem uma pequena a dividir pelos dois, mas a maior parte dos casais divide uma grande ou pede uma pequena para cada um.
Os autores sabem todos apreciar as boas coisas da vida e uma delas é comer. Nestas páginas vão deixando dicas, comentários e avaliações de restaurantes espalhados por Portugal e outros países.


Fui (e vim) recentemente a Barcelona a trabalho e precisava de encontrar um local para almoçar no máximo em uma hora, com qualidade (nada de tapas nem de bocadillos, pizzas ou hamburgueres) e dei de caras com este agradável restaurante italiano na Calle Aribau, 152 (Tel. 932 174 708).
Não foi amor à primeira vista, pois ainda andei para cima e para baixo na "calle", à procura de algo mais catalão, até me decidir por entrar, já que não havia mais nada que me despertasse a atenção e, como disse, estava com pressa.
É um daqueles sítios em Espanha em que nos "obrigam" a escolher primeiro e segundo prato... e para cada "round" havia várias opções, mas diferentes, i.e. não se podia escolher dois pratos do segundo ou dois do primeiro... já me disseram que isto é normal... mas para mim foi algo estranho.
Lá acabei por comer um risotto de moelas estufadas deliciosas e uns escalopines a la marsala. Muito bom.
Como entrada vieram umas mini-pizzas óptimas.
Fiquei a abarrotar, pois servem muito bem (um prato chega bem para almoço de dia normal de semana).
A decoração é muito castiça e acolhedora e o serviço é rápido, atencioso e bom.
Boa opção para quem andar na zona.
Tempos houve em que as Senhoras não entravam. Ainda hoje, as saias raramente se vêem. O ambiente é conservador e o serviço de primeira. A primeira que vez lá entrei fiquei com a sensação que tinha viajado no tempo 40 ou 50 anos para trás, não só pela arquitectura e decoração da sala mas também por causa da frequência e dos trajes dos funcionários. Os empregados de mesa são criados e a máxima "o cliente tem sempre razão" aplica-se em toda a sua plenitude. Quanto à comida, nada a apontar. O que lá há é (muito) bem feito. Para quem seja uma estreia, aconselho vivamente o Strogonoff, devidamente acompanhado por ovo mexido. Só um reparo quanto ao vinho da casa, que por vezes não acompanha a qualidade da refeição. É daqueles locais para ir ficando, sem pressas, à espera que o calor lá fora diminua. Contem deixar 25/30 euros no final do repasto, mais do que merecidos. De seguida, o regresso ao trabalho ou, para quem pode, um passeio pelo Chiado.




Este restaurante em Barcelona pertence ao mesmo grupo dos Trobador dos quais conheço apenas a decoração.
Este restaurante em Barcelona vem referenciado no Guia AMEX como tendo uma óptima relação qualidade preço.
O Nariz de Vinho Tinto é seguramente um dos melhores restaurantes de Lisboa.
Estive recentemente na Tunísia "a banhos" e pude jantar neste restaurante em Hammamet, graças ao meu amigo Ricardo que deve ser o português que melhor conhece as zonas turísticas, e não só, da Tunísia.